A economia vive um momento de retomada, aquele em que as empresas, e os empresários, começam a pensar em estratégias para colocar seu negócio no jogo. E como sabem, é impossível falar de negócios, sem citar as finanças. Para te ajudar a entender se a sua empresa está em sintonia com a fase atual do mercado, vamos te mostrar algumas perguntas sobre finanças que todo empreendedor deveria fazer. ­

5 Perguntas sobre finanças que todo empreendedor deveria fazer

Segundo levantamentos do SEBRAE, dentre os problemas que levam uma empresa a fechar, 60% deles são provocados pela falta de controle financeiro.

A verdade é que muitos dos empreendedores que iniciaram seus negócios, ou não conhecem finanças ou não têm tempo para se dedicar a esta área.

Quando se fala do pequeno empresário a situação fica ainda pior, pois acreditam se tratar de um tema muito complexo e acabam deixando de lado.

A questão é que, independentemente do tamanho do seu negócio ou qual a sua área de atuação, se quer fugir da estatística citada acima, precisa olhar para esta área com mais atenção.

Para começar, o convido a responder as perguntas abaixo e analisar como anda o seu conhecimento financeiro.

1- O que é fluxo de caixa?

Fluxo de caixa é o movimento das entradas e saídas de dinheiro do caixa da empresa, ou seja, o que você recebe e o que paga. Para garantir um bom controle de fluxo de caixa, é necessário fazer registros detalhados de todos os ganhos, bem como dos gastos da empresa. A partir destes registros, que podem ser diários, semanais, quinzenais ou mensais, é possível fazer a análise de como anda a saúde financeira da sua empresa e a partir daí, desenvolver estratégias para o futuro.

2- Como é feito o controle do fluxo de caixa da empresa?

Alguns negócios, quando se iniciam, fazem a gestão financeira através de planilhas. No entanto, a partir de sua evolução, torna-se imprescindível a utilização de ferramentas mais avançadas, para que nenhum detalhe passe despercebido. E não basta anotar, precisa analisar! Olhar atentamente para os relatórios deve ser um hábito do gestor, afinal, só assim ele terá condições de perceber se tudo está sob controle ou se é preciso acender o sinal de alerta.

3- Quanto preciso lucrar para manter o fluxo de caixa?

Você conhece a sua empresa o suficiente para responder esta pergunta? Sabendo o que significa fluxo de caixa, você já sabe de quanto deve ser o seu capital de giro para manter a sua operação. Lembrando ainda que este é o principal ponto para mantê-lo nos eixos, sem a necessidade de fazer empréstimos.  

4- Para onde está indo o dinheiro da empresa?

Pense e responda: você sabe onde estão as maiores despesas da sua empresa? Grande parte dos empresários brasileiros, entre eles, os de pequenos e médios negócios, não têm um controle efetivo de suas finanças e não têm certeza para onde grande parte dos seus ganhos está indo. Esta falta de controle, pode infelizmente indicar que a saúde da sua empresa não é tão boa quanto parece.

5- Sua empresa dá lucro?

Se a resposta foi “estamos vendendo bem”, significa que você não sabe. É importante entender que faturamento não é lucro, afinal, neste montante estão as inadimplências, taxas, frete, entre outros.  Despesas como estas, se não forem contabilizadas corretamente podem facilmente transformar os seus lucros em prejuízos.

A importância do controle financeiro

Não se culpe se não acertou as questões acima.  Mais importante que acertar as respostas é fazer as perguntas. É a partir do questionamento e do diálogo que se consegue antecipar as crises, ou mesmo encontrar oportunidades.  

A boa notícia, é que já existe uma forma eficiente de administrar as finanças da empresa, sem perder nenhum detalhe. Falamos do BPO Financeiro.

BPO é a sigla para Business Process Outsourcing, que significa a terceirização do departamento financeiro de sua empresa.

A contratação de um escritório preparado e equipado para administrar a sua área financeira de forma fácil, rápida, sem burocracias ou estresse.

FINUBE BPO Financeiro

Falamos da FINUBE, seu novo departamento financeiro digital. Com a FINUBE você tem acesso a um estruturado sistema de controle financeiro, bem como a relatórios precisos e todo o apoio de uma equipe especializada, que veio para tornar as suas tomadas de decisão muito mais embasadas e conscientes.

Isto é claro, sem falar no tempo que você vai ganhar para investir na elaboração de novas estratégias ou simplesmente para dedicar a sua vida pessoal.

Gostou da ideia e quer agora mesmo contratar um BPO financeiro para te ajudar a responder todas as perguntas sobre as finanças do seu negócio?

Clique aqui, preencha os seus dados que logo entraremos em contato.