O sonho de ter um negócio próprio pode facilmente virar pesadelo, caso o empreendedor não tenha uma boa administração financeira. E uma das melhores práticas para isso é manter um fluxo de caixa eficiente.

Mas, se você não entende bem do assunto, fique por aqui que vamos te ajudar.

O que é fluxo de caixa

Em termos práticos, Fluxo de Caixa é o movimento das entradas e saídas de dinheiro do caixa da empresa em um determinado período, que pode ser diário, semanal, quinzenal ou mesmo mensal. Com ele, o empreendedor consegue ter um panorama geral de como andam as finanças de sua empresa.

É uma ferramenta extremamente importante para controlar os ganhos, organizar os gastos e gerir de forma mais eficiente o seu negócio. Quer saber como fazer isso? Leia abaixo que vamos de te mostrar.

7 Dicas práticas para manter um Fluxo de Caixa Eficiente

Ao contrário do que pensam, o fluxo de caixa é uma ferramenta que deve ser utilizada desde o primeiro dia da empresa e pode ser aperfeiçoada com o tempo. Vamos ver abaixo como fazer este controle de forma eficiente.

1- Categorize suas receitas e despesas

Ao invés de simplesmente registrar “gastos” e “ganhos”, comece seu controle criando categorias, principalmente para as despesas. Desta forma ficará mais fácil identificar como vêm usando os recursos e qual a real origem dos seus rendimentos.

2- Registre todas as movimentações

Para ser eficiente, é importante que TODAS as movimentações sejam lançadas, independentemente do valor, além de informar se o pagamento foi à vista ou qual o prazo. Isso quer dizer que ali deve constar tanto o cafezinho, quanto o upgrade de equipamentos para o escritório. Só assim, você poderá organizar as contas da maneira correta e evitar o desperdício de dinheiro.

3- Verifique o fluxo de caixa constantemente

Apesar de algumas empresas fazerem seu acompanhamento semanalmente, você pode optar pelo controle diário, que é a melhor forma de evitar surpresas, prever situações complicadas e tomar atitudes antes mesmo que elas aconteçam.

4- Planeje e gerencie o estoque

Como sabem, o estoque da empresa é um capital imobilizado, ou seja, não rende juros. Por isso, investir grandes quantias no estoque, pode fazer com que você perca melhores oportunidades de investimentos. Para evitar esta situação, esteja atento ao valor que tem parado em seu estoque hoje e, qual seria seu limite máximo e mínimo. Ações como esta, podem te ajudar a tomar atitudes mais rapidamente e evitar prejuízos.

5- Faça projeções a curto, médio e longo prazo

É importante não só controlar as finanças da empresa neste momento, como também fazer projeções para o futuro.

Você pode, por exemplo, fazer uma projeção média para o ano inteiro, avaliando diferentes cenários e se preparar para eles, ou ainda estipular valores mensais de ganhos e gastos e, ao fim do mês comparar com o que foi realizado. São maneiras simples de identificar quais foram as despesas inesperadas e o melhor, como evitá-las!

6- Avalie seu capital de giro

É importante se manter realista na hora de analisar o fluxo de caixa e confirmar se você está de fato obtendo lucro. É importante saber reconhecer o momento de atualizar a tabela de preços, renegociar contratos ou tomar outras providências. Com um olhar atento, as avaliações periódicas permitem que você seja mais assertivo nas suas tomadas de decisão.

7- Contrate um BPO Financeiro

Apesar de muitos empresários e gestores ainda utilizarem as planilhas para fazerem seus fluxos de caixa, a verdade é que esta ferramenta não garante de forma prática, o controle e a segurança de dados que sua empresa precisa. O ideal é que se tenha desde sempre, um controle financeiro eficiente, que como vimos é a maneira mais eficaz de prever situações e se preparar para o futuro.

As empresas que procuram melhorar a gestão financeira, podem contar com a FINUBE. Um BPO Financeiro, que de forma inteligente cuida das suas finanças, para que você invista seu tempo onde quiser.  

Com a FINUBE você tem uma imediata redução de custos, relatórios e informações em tempo real, maior organização, total sigilo no tratamento de suas informações financeiras e, sofisticada tecnologia de backup, além de maior controle financeiro e mais tempo para você se dedicar a ações estratégicas, como por exemplo, aumentar suas vendas.

Clique aqui e converse com nosso pessoal. Temos certeza de que podemos ajudá-lo!