“Para fazer o que gosto, preciso fazer o que não gosto”. A frase é do filósofo e professor Mario Sergio Cortella e explica o por quê é preciso dedicar tempo e energia a tarefas cotidianas que não fazem parte do seu negócio principal (core business), mas ainda assim são partes importantes do todo. No entanto, pensando em te ajudar a fazer cada vez mais o que gosta, vamos explicar como controlar as finanças da empresa sem a necessidade de montar um departamento financeiro.

Cenário atual de negócios

Como sabem, a crise causada pelo novo coronavírus obrigou muitas empresas a encerraram suas atividades ou se transformarem para continuarem vivas.

Neste contexto, muitas precisaram enxugar seu quadro e os gestores assumiram tarefas que não eram de sua experiência.

Um restaurante, por exemplo, cuja chef prepara a melhor comida, pode ficar brutalmente prejudicado quando esta profissional é obrigada a deixar a cozinha para se dedicar às finanças.

Neste caso, a saída (às vezes cara) seria a contratação de um profissional específico para a área, deixando a chef livre para se dedicar às suas receitas.

O problema desta e de vários outros empreendedores é o fato de trabalharem com uma equipe enxuta e a falta de capital para investir neste profissional e em equipamentos.

Pensando que a área financeira não pode ficar à mercê, qual seria então a solução ideal para controlar as finanças?

Como controlar as finanças da empresa sem precisar montar um departamento financeiro

A solução é digitalizar e terceirizar!

Falamos do Business Process Outsourcing (BPO), que é a terceirização de processos que não fazem parte de seu core business.

Aliás, uma alternativa já muito utilizada em vários países.

E apesar do nome complicado, a solução veio para simplificar e resolver os problemas de custos, folhas de pagamento, contabilidade e pessoal das empresas.

É a possibilidade de se ter um completo departamento financeiro, sem a preocupação de dispor de uma sala, andar, equipe ou equipamentos para isso. 

Importante ressaltar que com o BPO Financeiro, o empresário e seus colaboradores ficam tranquilos para se dedicarem  exclusivamente ao relacionamento com seus clientes.

Podem, portando, se focar no atingimento de metas, na ampliação de seus negócios, no desenvolvimento da equipe, entre outros.

Tudo isso, enquanto uma empresa especializada nessa área cuida das atividades administrativas financeiras.

As vantagens de contratar um BPO financeiro

Está claro que a vantagem principal para a contratação de um BPO financeiro é a redução de custos que se teria com o funcionário interno.

Ou seja, uma real economia com salário, impostos, equipamentos, espaço e sistemas, isto sem contar as “dores de cabeça” com férias, faltas etc.

O BPO Financeiro resolve imediatamente estas questões apresentando um sistema especializado e ininterrupto, com um custo único.

Com a pandemia, entendemos a vantagem de se ter um sistema em nuvem e processos remotos.

É assim que ocorre com o BPO, cujo serviço é prestado remotamente e sem necessidade de um sistema local para execução

Outra vantagem é a utilização de um sistema moderno, que atenda todas as suas necessidades. Tudo isso, sem precisar fazer nenhum investimento extra, seja ele financeiro ou de tempo para instalação.

Com a contratação de um BPO, a automatização de rotinas e novas tendências, acontece de forma natural.

Desta forma, tarefas como CNAB de pagamentos, bancos digitais etc., são executadas sem que você precise demandar tempo e energia para isso.

Vale ainda ressaltar a importância do BPO para a tomada de decisão. Com um sistema de controle financeiro estruturado, o empresário tem acesso a relatórios que tornam a tomada de decisão muito mais embasada e consciente. Fatos que ajudam a melhorar sua competitividade diante do mercado. 

Finube – seu departamento financeiro digital

Todas estas vantagens e mais a liberação de tempo, que você pode investir na elaboração de novas estratégias para aumentar as vendas e o lucro da empresa. Ou ainda, mais tempo para dedicar à sua vida pessoal e à sua família.

Gostou da ideia e quer agora mesmo contratar um BPO financeiro para o seu negócio?

Então conheça a FINUBE, seu novo departamento financeiro digital. A FINUBE organiza as finanças de sua empresa, para você investir seu tempo onde quiser.

Quer saber como funciona? Clique aqui, preencha os seus dados que logo entraremos em contato.