Responsável pelo fluxo de caixa, o departamento financeiro garante o controle das finanças, mediante a prática inteligente de recursos. Por esse motivo, é primordial que empresários e gestores compreendam a importância do departamento financeiro. 

Dessa maneira, a empresa possuirá toda a estrutura básica, para a performance adequada das atribuições do setor financeiro. Por isso, a assistência dos profissionais do setor financeiro é imprescindível para que a empresa se torne mais competitiva no mercado e defenda uma cultura de preservação patrimonial.

Através do gerenciamento de riscos, a empresa analisa quais os investimentos passarão a ser mais seguros, de maneira a ampliar as suas atividades. Dentro do departamento financeiro, existem consultores financeiros, profissionais da contabilidade, tesouraria e gestão de gastos.

O departamento financeiro certificará a correta distribuição dos recursos, principalmente para as micro e pequenas empresas, proporcionando o desenvolvimento do negócio. 

Em uma estrutura mais encorpada, o diretor financeiro será encarregado por supervisionar os trabalhos realizados, repassando aos gestores da empresa os relatórios e considerações. 

Uma vez que diversas empresas têm dado maior relevância para as atribuições realizadas pelo setor financeiro, estas atividades estão se tornando bastante requisitadas. 

 

Quais as atribuições mais comuns do departamento financeiro?

São diversas as atribuições realizadas pelo setor financeiro da empresa, que permitem o desenvolvimento econômico e  estabilidade. 

Conforme a realidade financeira de cada empresa  e as particularidades do mercado, o departamento financeiro tem o papel de garantir a regularidade dos pagamentos obrigatórios e administrar da melhor maneira possível os recursos da empresa. 

Confira abaixo as atribuições mais comuns em empresas: 

 

  • Contabilidade

Fundamental para o bom andamento do negócio, a contabilidade identifica as contas a pagar, contas a receber, desempenha os balanços patrimoniais frequentes e executa o levantamento da carga tributária adequada.

O departamento contábil indica o lucro ou prejuízo decorrente de transações financeiras e exerce o gerenciamento de ativo e passivo da empresa. Além disso, os profissionais da contabilidade são dirigentes por toda a documentação e registro nos livros contábeis. 

Dessa forma, a contabilidade assegura a tomada de decisões futuras essenciais e o desempenho das obrigações. Em vista disso, a contabilidade tornou-se uma importante parceira quando se refere aos métodos de competitividade da empresa.

 

  • Tesouraria

Quem exerce as atribuições de gestão das contas bancárias e pagamento de débitos, assegurando o desempenho das obrigações em dia é a tesouraria. 

Consequentemente, esse setor busca a estabilidade e controle do fluxo de caixa, mediante a prática comedida dos recursos financeiros. A tesouraria fiscaliza todas as entradas e saídas, além disso, efetua o registro das movimentações para avaliações posteriores.

 

  • Planejamento financeiro 

A organização financeira é executada por meio de dados, que retratam a performance das finanças da empresa. Essa organização ou planejamento é o recurso pelo qual a gestão traça os próximos objetivos a serem atingidos. 

Dessa maneira, todas as transações financeiras serão presumidas e adequadamente registradas de acordo com as metas estipuladas anteriormente. 

O planejamento financeiro pretende, acima de tudo, possibilitar sustentabilidade à gestão orçamentária. Através da organização financeira, a empresa entenderá quanto é capaz de gastar, como está o lucro e  quais são os próximos passos dentro da estratégia de crescimento e desenvolvimento para a empresa.

 

  • Relatórios e demonstrativos financeiros

Através dos relatórios e demonstrativos financeiros, a empresa pode analisar de forma clara o desempenho durante o período determinado. Dessa forma, a administração vai avaliar se houveram gastos exorbitantes, a saúde financeira da empresa e se o planejamento está sendo adequadamente executado. 

Com o BPO Financeiro o empreendedor tem acesso a relatórios detalhados, sobre todas as transações efetuadas e as atividades do setor financeiro. Importante ressaltar que os demonstrativos também possuirão informações referentes ao fluxo de caixa, levantamentos contábeis e até mesmo o cálculo do faturamento da empresa para  comprovação de resultado dentro do período selecionado.

 

  • Gerenciamento de riscos

A avaliação dos riscos comprometidos em um empreendimento é primordial para que a empresa preserve os seus recursos. 

Em vista disso, o gerenciamento de riscos corresponde em analisar a condição do mercado, referente às operações de crédito, investimentos e câmbio. Permitindo a avalição de possíveis repercussões que um investimento será capaz de provocar.

É fundamental que a gestão de riscos seja acompanhada por um especialista em mercado financeiro, o qual consiga reconhecer o grau de risco implicado em um novo empreendimento. 

 

  • Gerenciamento de impostos

O gerenciamento de impostos pretende certificar o desempenho de todos os encargos tributários. Especialmente para as empresas que até o momento não tenham firmado seu setor contábil, a gestão de impostos executará esta atribuição de reconhecimento dos impostos devidos e encaminha para pagamento os valores em aberto. 

Sendo assim, o gerenciamento de impostos atua com o balanço da carga tributária, em conformidade com as deliberações previstas na legislação fiscal. A legislação tributária brasileira é complexa, o que torna indispensável a presença de profissionais especializados no gerenciamento do passivo tributário.

 

Oportunidade de terceirização do departamento financeiro 

Conhecido como BPO Financeiro, a terceirização do departamento financeiro é uma oportunidade estratégica para empresas terem acesso a um setor financeiro bem constituído. Com o BPO Financeiro, a empresa diminuirá custos na contratação de funcionários de forma significativa e contará com um time de especialistas experientes ao seu dispor – recuperando assim mais tempo para focar em sua atividade essencial e estratégias de crescimento. 

A FINUBE está preparada para ser o seu departamento financeiro digital! Somos especialistas no segmento, os nossos serviços são baseados em tecnologia e inovação com o objetivo de garantir a performance das obrigações por meio de soluções inteligentes e um time comprometido.

Com tecnologia de gerenciamento fiscal, nossa equipe de profissionais possibilita que o empreendedor direcione a sua energia e tempo para outros departamentos do negócio – Com muita responsabilidade nós garantimos o bom funcionamento do setor financeiro de nossos clientes. Para saber mais sobre os nossos serviços, entre em contato com o nosso time.