Se você deseja descobrir quais são os erros que impedem a sua empresa de faturar mais, esse artigo é para você!

Os desafios impostos pela pandemia do Coronavírus colocaram em risco a vida dos micros e pequenos negócios no Brasil. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sete em cada dez empresas apresentaram redução de vendas ou serviços devido implicações da pandemia.

A pesquisa aponta também que 20% das micro e pequenas empresas tiveram que encerrar definitivamente suas atividades, que os setores mais afetados foram: Serviços seguido da Indústria, Construção e Comércio.

Apesar do triste cenário de 2020, as projeções divulgadas, pelo Banco Central, no Boletim Focus mostram um horizonte promissor para 2021, com um aumento esperado do PIB em 3.22%. O que significa que a expectativa é de crescimento na economia.

Para te ajudar, preparamos uma lista com todos os erros que você deve evitar para ter sucesso nos negócios em 2021.

 

Não explorar oportunidades de comercializar novos produtos e serviços

O “novo normal” criou possibilidades de ajustar antigas rotinas, com isso os empresários tem chances de ofertar novos produtos a seus clientes. De acordo com o levantamento do IBGE, mais de 367 mil empresas afirmaram ter encontrado na pandemia oportunidades de novos negócios.

Um exemplo no setor alimentício é a entrada de empresas, que atualmente fabricam carne a partir de proteína animal, no ramo vegano e vegetariano. A JBS sinalizou que o mercado tem sido tão promissor que considera investir em uma empresa focada nesse segmento.

Inovações como estas abrem oportunidades para novos mercados e asseguram não apenas a manutenção das vendas como também seu aumento.

A capacidade de se transformar pode ser o maior trunfo de um empreendedor, portanto reflita se você está avaliando bem as oportunidades e caso haja possibilidade, diversifique!

 

Não atuar em diversos canais de vendas

Com o avanço da pandemia, foram adotados enrijecimento das restrições de circulação em todo o país, nos estados brasileiros padarias, bares e restaurantes contam com significativa redução ou restrição total de atendimento presencial, nesses casos a opção é diversificar os canais vendas.

Até setembro de 2020 os produtos de supermercado foram os itens mais comercializados na internet, em quantidade absoluta. As vendas desse segmento aumentaram nove vezes com relação ao mesmo período de 2019 e isso garantiu que o segmento se mantivesse economicamente ativo, mesmo com todas as barreiras enfrentadas.

Em 2021 o segmento de e-commerce apresentou uma aceleração histórica e já transformou a forma de muitas empresas operarem. O que trouxe facilidade para os clientes e gerou aumento de faturamento para os empresários.

Então se você quer aumentar sua receita neste ano, invista em diferentes canais de vendas. Sejam eles plataformas online, de delivery ou mesmo vendas via WhatsApp. O que vale é a criatividade.

 

Deixar de investir em Marketing digital

Ao passo que as medidas restritivas aumentam, aumenta também o uso de ferramentas de tecnologia no dia-a-dia do consumidor, afinal a quarentena nos obrigou a mergulhar a fundo no ambiente virtual.

Se você tem visto uma queda em suas receitas e não sabe o que fazer para se recuperar, o marketing digital é uma ótima opção para você, pois pode agregar mais valor ao seu negócio, melhorar a sua exposição e como consequência impulsionar as suas vendas.

O marketing digital apresenta um custo surpreendentemente inferior ao marketing tradicional, e ainda traz ferramentas que podem revolucionar os resultados de suas campanhas. Uma das ferramentas utilizadas é o sistema SEO (Search Engine Optimization), que tem o objetivo de posicionar a sua marca entre os melhores resultados em sites de pesquisa como o Google. O Google recebe por mês mais de 100 bilhões de busca, e ter a sua marca bem posicionada neste site pode multiplicar em milhares e milhares de vezes a sua visibilidade.

O marketing digital conta também com ferramentas de tráfego pago, que trabalham direcionando o seu produto ou serviço a usuários que pesquisaram especificamente pelo seu tipo de negócio em plataformas como Facebook, Youtube e Instagram. Isso possibilita que você crie campanhas direcionadas ao seu público alvo, gerando resultados mais eficientes.

E o poder do marketing digital não para por aí, pois além de ferramentas específicas, conta também com o volume de compartilhamentos entre usuários, o que gera um alcance ainda maior da sua marca.

Se você quer aumentar seu faturamento em 2021, investir em marketing digital deve ser considerado como uma opção.

 

Não contar com gestão empresarial qualificada

Esse é um dos maiores erros que impedem a sua empresa de faturar mais. Juntamente com os aspectos operacionais é importante que o empresário esteja atento aos movimentos do mercado, para adequar o seu planejamento estratégico de forma eficiente na gestão financeira e contábil da sua empresa. Mas sabemos que gerenciar o nível de estoque, acompanhar a evolução das vendas, planejar o custo de capital e supervisionar o caixa são tarefas que requerem conhecimento especializado.

Para a sobrevivência do seu negócio durante um período de crise econômica, é essencial contar com um capital de giro bem dimensionado, levando em consideração a manutenção das suas atividades. Isso traz fôlego para a sua empresa, faz com que ela consiga enfrentar os momentos de baixa e se mantenha viva frente a situações de redução de faturamento e aumento de inadimplência.

Uma gestão empresarial qualificada, proporciona a sua empresa planejamento eficiente para o seu negócio e isso pode ser decisivo em momentos como o que estamos enfrentando agora.

A FIBUNE é uma empresa especializada em BPO financeiro que pode organizar as suas finanças para você! Contamos com um time de especialistas que irão te ajudar na diminuição dos seus custos administrativos e fornecer total controle da sua gestão financeira, de forma precisa, com informações em tempo real em um ambiente completamente seguro. Se você não quer cometer erros que impedem a sua empresa de faturar mais, entre em contato conosco para entendermos a sua necessidade e criarmos um plano ideal para a sua empresa.