Um negócio escalável suporta pressões de crescimento sem afetar sua estrutura de maneira significativa e, principalmente, os seus processos.

Em outros termos, a escalabilidade permite que uma empresa expanda relativamente rápido sem que isso corresponda a um acréscimo equivalente dos custos.

Entretanto, um negócio escalável também necessita de líderes com as competências fundamentais para conduzir o progresso de forma racional, uma comunicação, interna e externa, demasiadamente efetiva e ferramentas robustas de gerenciamento.

Ter um negócio escalável remete à geração de mais emprego, repercussão e renda onde estiver. Representa também reproduzir em abundância, constantemente, aquilo que oferece lucro de escala e produtividade sem requisitar investimento e/ou mão de obra na mesma proporção.

Quais os principais fatores que comprovam a escalabilidade de um negócio?

1. Comercialização em escala

Volume de vendas expansível, ou seja, a empresa opera em mercado com uma demanda estável e resistente com capacidade de atendê-la.

2. Operação reprodutível

Os métodos produtivos e a prestação de serviços podem ser reproduzidos e instruídos a outros de modo que o crescimento da produção não prejudique a qualidade e as particularidades da marca;

 3. Oferta valiosa

Para tornar-se evidente no mercado, a empresa necessita oferecer algo exclusivo, seja um produto único e original, ou até mesmo um excelente atendimento.

Quais os principais benefícios da escalabilidade?

Compreenda e identifique o nível de escalabilidade do seu negócio para oferecer uma percepção de seu potencial para desafiar o mercado e como seu modelo pode ser escasso. Além disso, um indicador necessário para garantir a imparcialidade do investimento é compreender as incertezas.

Quando os processos são simples de reproduzir e os custos se intensificam desproporcionalmente, a empresa expande com mais rapidez. Outra vantagem que deve ser ponderada é que o modelo escalável favorece a efetivação de mudanças, para que a empresa se mantenha sempre inestimável para o mercado.

Como implementar a escalabilidade no seu negócio?

Se a empresa tem as características indispensáveis para fazer-se escalável, deve investir em uma soma de boas técnicas para colocar em prática o modelo de negócios.

Com o tempo, essas transições contribuirão aos processos e vão aumentar sua rentabilidade.

Confira 5 dicas para tornar o seu negócio escalável em 2021

  • Padronizar e estruturar processos

A padronização e estruturação de processos são estágios significativos para todo negócio escalável. Esse método concede que a empresa tenha mais eficiência para solucionar às suas demandas com competência.

Para esse fim, é crucial reconhecer todos os processos implicados nas operações da instituição. Logo, devem-se facilitar os procedimentos com a desburocratização e algumas modificações no fluxo de trabalho. Esse processo não é iminente e pode delongar semanas ou até meses para se alcançar.

O apoio de ferramentas e softwares é essencial para certificar o sucesso nesse estágio. Por esse motivo, considere se o BPO Financeiro não seria uma solução transformadora para a sua empresa.

  • Investir na capacitação de novos colaboradores

Um dos principais atributos do negócio escalável é a capacidade de ser ensinado. Diante disso, é primordial que a empresa invista em um treinamento satisfatório para novos funcionários. Isso vai auxiliar na garantia do padrão de qualidade, mesmo se houver rotação de funcionários.

Para isso, a instituição deve reconhecer a melhor maneira de transmitir esse conhecimento. A capacitação pode ser realizada por colaboradores mais experientes, visto que eles compreendem melhor as adversidades do processo de aprendizado. Além do mais, é relevante ofertar materiais para que os profissionais consultem em casos de dúvidas.

Investir no treinamento sucessivo dos funcionários é uma prática considerável para empresas escaláveis. Dessa forma, os colaboradores poderão oferecer mais inovação para a empresa, permitindo o seu progresso constante.

  • Buscar um diferencial de mercado

Outra peculiaridade dos negócios escaláveis é a competência de ofertar um produto que seja relevante para o consumidor. Para esse fim, a empresa deve reconhecer o seu product market fit, ou seja, descobrir um produto apropriado para as necessidades do cliente.

Esse procedimento pode estender-se por meses e, frequentemente, é elaborado a partir de inúmeros testes. Deste modo, a empresa produz um protótipo do produto, promove-o no mercado e em seguida estuda o feedback dos consumidores. Com base nisso, são realizadas as adaptações necessárias até atingir o protótipo ideal, tornando-o mais competitivo.

  • Determine metas

É mais fácil idealizar planos e conceber resultados quando existe um propósito perceptível em sua mente. Caso contrário, torna-se trabalhoso direcionar-se aos resultados que se procura, além de não ser viável dizer quando foram atingidas as metas desejáveis.

Antes de desenvolver qualquer modelo de planejamento ou realizar qualquer investimento, procure estabelecer primeiramente quais são as finalidades de escalabilidade e rentabilidade da sua empresa. Com base nisso, obtenha muito mais entendimento para estabelecer as ações mais adequadas e como podem ser aplicadas na prática.

  • Otimize seus gastos

Transformar seu negócio mais escalável requer um alto investimento inicial, que a longo prazo, se compõe. Contudo, é importante reduzir as despesas do seu negócio no dia a dia para dar conta de tudo. Custos escassos tendem a se acumular ao mesmo tempo que é feito uma organização nos processos.

Inicie com gastos visíveis, como por exemplo, dissipação de materiais ou adversidades de competências, passando para despesas maiores com o tempo. Dessa maneira, é possível reduzir consideravelmente os gastos básicos, estabelecendo maior rentabilidade de grande parte dos processos.

Conheça os seus dados e estime resultados

Além de ter um propósito, também é indispensável obter uma maneira de conduzir seu progresso ao longo do caminho. Não basta compreender se foi atingido ou não uma meta, é fundamental entender qual foi sua margem de triunfo ou de erros e utilizar essa referência para tomar novas resoluções e desenvolver planos melhores.

Para isso, é necessário indicadores de sucesso, levantamentos que melhor refletem os resultados alcançados durante o seu investimento. Com o BPO Financeiro da Finube a sua empresa está em boas mãos! 

Nosso negócio é tornar a vida dos empresários mais fácil, tirando de suas costas todo o peso e o custo do trabalho burocrático que envolve sua gestão financeira. Ao mesmo tempo em que fazemos isso, empregamos metodologia avançada de gestão para produzir informação precisa para sua tomada de decisão.

Entre em contato com um de nossos especialistas estamos prontos para te atender.