O gerenciamento financeiro de uma empresa é indispensável para o desenvolvimento dos negócios e é habitual que muitos empreendedores possuem dificuldades em preservar um controle fiscal e financeiro de suas empresas. Por esse motivo, é relevante dispor de soluções que contribuem nessas atividades que são fundamentais para qualquer empreendimento. Uma dessas soluções é o BPO Financeiro. Confira neste artigo tudo sobre o que é o BPO Financeiro e como ele pode te auxiliar na gestão financeira do seu negócio.

 

O que é BPO Financeiro?

BPO é a sigla para Business Process Outsourcing, que em português significa Terceirização de Processos de Negócios. De maneira geral, refere-se à terceirização da gestão financeira da sua empresa, nas quais empresas ou equipes externas, são contratadas para encarregar-se dos processos operacionais respectivos à gestão financeira.

Portanto, as atividades financeiras são praticadas por uma equipe especializada, autorizando que você evidencie a atividade principal da sua empresa. Isso proporciona um crescimento na produtividade e estruturação ao proceder com as atividades financeiras, além de reduzir erros na administração do financeiro da empresa.

 

Quais atividades têm potencial para ser terceirizadas?

A maior parte das atividades de uma empresa têm possibilidade de ser terceirizadas no BPO, no entanto as mais usuais estão propriamente relacionadas à gestão financeira de uma empresa, que necessitam de um nível mais saliente de atenção, além de tornarem-se mais burocráticas. Entre essas atividades ofertadas em um BPO, estão:

 

  • Organização e gestão do fluxo de caixa

O fluxo de caixa possibilita uma assistência aprofundada das finanças de uma empresa, suas entradas e saídas diárias, semanais e mensais, o que simplifica o reconhecimento de possibilidades e dificuldades referentes à performance do financeiro de um negócio. Confira o nosso artigo com 7 dicas práticas para manter um fluxo de caixa eficiente

  • Adequação bancária

Através da adequação bancária, todas as operações financeiras do cliente são analisadas, certificando que os valores correspondam com os saldos das contas bancárias, ocasionando mais segurança e impossibilitando fraudes financeiras.

  • Contas a pagar e receber

Tratando-se de contas a pagar, os profissionais do BPO realizam o gerenciamento de todas as atribuições da empresa, incluindo o agendamento de pagamentos no internet banking do cliente. Em relação às contas a receber, a atividade é registrar os recebimentos futuros, o que possibilita uma estimativa de entrada no fluxo de caixa, motivando a tomada de decisão dos gestores.

  • Gestão de documentação

O BPO Financeiro implica o serviço de gerenciamento da documentação, nos quais os documentos apropriadamente arquivados são transferidos ao contador da empresa, certificando o envio dos documentos corretos de forma adequada.

  • Gestão de indicadores

São produzidos indicadores de comportamento financeiro como rentabilidade, lucratividade e margem de lucro, ponto de equilíbrio, entre outros, que conseguem ser exibidos em formato de relatórios íntegros sobre o desempenho financeiro do negócio e que se adequarão como suporte para a tomada de decisão do cliente.

  • Análise de crédito

A avaliação de crédito é mais um serviço que tem a possibilidade de ser oferecido no BPO Financeiro e consiste em qualificar a competência de pagamento e histórico de crédito do cliente, permitindo mais segurança em novas transações.

  • Emissão de documentos fiscais

Algumas empresas que prestam serviço de BPO também fornecem a viabilidade de emitir documentos fiscais elaborando a emissão de boletos, o faturamento de vendas e contratos, entre outras atividades relativas.

A lista de atividades que têm possibilidade de ser terceirizadas em um BPO Financeiro, pode abranger ainda assistência no controle de caixa, controladoria e orçamento empresarial. Entretanto essas atividades são realizadas internamente.

 

Vantagens de empregar o BPO Financeiro na sua empresa

Terceirizar processos internos por meio do BPO Financeiro pode solucionar dois grandes contratempos que são habituais a todos os empreendedores, falta de tempo e de organização. A gestão financeira demanda atenção em dobro e com o trabalho realizado por especialistas, essas atividades tornam-se mais vantajosas e produtivas, aprimorando resultados. Dessa maneira, a equipe interna deve salientar todos os empenhos de trabalho diretamente na atividade principal da empresa.

Além dessas principais vantagens, o BPO Financeiro ainda conta com diversos outros benefícios como:

  •  Atividades financeiras efetuadas com as melhores técnicas e respeitando procedimentos estruturados, o que exonera a contratação de um funcionário especializado para desempenhar essa função;
  • Tais práticas permitem uma gestão mais competente de pagamentos e recebimentos, reduzindo erros e permitindo recursos de capital de giro com mais agilidade;
  •  Desenvolvimento no ambiente de governança e controle, mediante da implantação de uma política financeira, com áreas de autorização e execução de pagamentos;
  • Diminuição da inadimplência como decorrência de um processo definido de cobrança;
  • Redução de custos operacionais em razão da estruturação e mecanização dos processos financeiros, diminuindo erros e motivando rotinas burocráticas;
  •  Diminuição de custos e perigos trabalhistas com áreas que não pertencem à atividade principal da empresa;
  •  Decrescimento de problemas na técnica de contratação, substituição ou reposição de colaboradores, além de autorizar funcionários para exercer atividades estratégicas referentes à atividade principal da empresa;
  • Acompanhamento constante dos indicadores de performance do negócio, proporcionando uma tomada de decisão mais assertiva e ágil por parte dos gestores.

Porém, independentemente de todas essas vantagens, o BPO Financeiro também possui algumas desvantagens. Há a viabilidade de algum processo padrão não corresponder com a realidade da empresa e suas singularidades ou o profissional de BPO não ter conhecimento aprofundado do negócio da empresa.

 

Quais empresas podem contratar os serviços de BPO Financeiro?

Qualquer empresa, não importa de qual tamanho, pode terceirizar processos de negócios por meio do BPO. Até mesmo pequenas empresas em fase inicial podem se favorecer mais com a terceirização do que grandes empresas, especialmente aquelas em que o próprio sócio ou gestor são encarregados das rotinas financeiras.

Dessa maneira, empresas em crescimento, na fase inicial e com imposição de escalar o seu negócio, podem evidenciar exclusivamente as atividades estratégicas, reduzindo custos com funcionários especialistas da área, ganhando tempo e dispondo essas rotinas financeiras realizadas de maneira correta e ágil.

A área financeira de uma empresa é indispensável para desenvolvimento dos negócios e por esse motivo é imprescindível que tenha procedimentos estruturados e organizados. Conheça a Finube, com o BPO Financeiro nós colaboramos para a eficiência das atividades da sua empresa e garantimos ao empreendedor mais tempo para investir no seu negócio. Com relatórios detalhados e o suporte do nosso time, você estará pronto para tomar decisões com segurança. Solicite uma proposta agora mesmo.